sexta-feira, 21 de março de 2014

Corinthian FC 1910 Heròis de Guerra (Versão Portuguesa)

Essa história vale para todos os amantes do futebol (peço desculpas aos não corinthianos pelo ufanismo do texto, mas ainda assim vale para todos os torcedores apaixonados pela história do futebol (para os corinthianos é obrigatório!) e da relação dele com a política e a sociedade) e de história e vai especialmente para aqueles que glorificam guerras.



O Corinthian Football Club era um dos primeiros times da Inglaterra e era uma espécie de Harlem Globetrotters do "football association" apelidado por um dos jogadores do Corinthian como "soccer", nome esse designado até hoje nos EUAN para definir o Football Association já que eles usam a palavra para definir um outro esporte derivado do Rugby que também chegou a ser chamado de football no Reino Unido mas teve o nome alterado para não confundir com o hoje esporte mais popular do mundo. Numa dessas excursões, os Corinthians (como eram conhecido os jogadores do esquadrão) vieram ao Brasil em 1910 e destilaram toda sua arte e técnica contra os times brasileiros. No jogo contra a Associação Atlética das Palmeiras no dia 31 de agosto estavam na arquibancada Joaquim Ambrósio, Antônio Pereira, Rafael Perrone, Anselmo Correa e Carlos Silva que no dia seguinte, na barbearia de Salvattore Battaglia situada na esquina da Rua Cônego Martins com a Rua dos Imigrantes (atual Rua José Paulino). As discussões sobre um time realmente popular, que agregasse a todos sem distinções e que fosse colaborativo, organizado de forma cooperativa se alongaram e terminaram em frente a barbearia, sob a luz de um lampião a discussão continuou. Como o Corinthian's Team inspirou essas ideias, o nome escolhido foi Sport Club Corinthians (no plural mesmo) Paulista e teve como primeiro presidente o alfaiate Miguel Battaglia, irmão de Salvattore. Inspirado no anarco-sindicalismo e em leituras do período anarquista La Battaglia ele declama como lema fundador do time: "Esse time veio do povo e é o povo que vai fazer esse time". O restante dessa história já é bem conhecida...



Os Corinthians continuaram a fazer excursões até que em 1914 eclode a Primeira Guerra Mundial e grande parte dos seus principais jogadores morrem nesse confronto. E o time nunca mais foi o mesmo apesar de continuar fazendo excursões até o final dos anos 1930 até que em 1939 se funde com Casuals FC formando o atual Corinthians-Casuals FC, time amador da Inglaterra que existe até hoje. Curiosamente o Corinthians-Casuals tem fãs na internet que a maioria dos times profissionais da Inglaterra, incluindo muitos da Premier League, justamente pelo carinho e gratidão que os torcedores do Corinthians Paulista (uma das cinco maiores legiões de torcedores do mundo) tem por eles.



Go Corinthians!



Nenhum comentário:

Postar um comentário